O Fórum

Água é Vida será o tema de mais uma edição do Projeto RS Sustentável, da Rede Pampa, que desta vez conta com a parceria do Governo do Estado, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Corsan. O evento acontece dia 17 de Agosto no Auditório Municipal de Santa Maria, na Rua Venâncio Aires, 2277/Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. A mediação ficará por conta do jornalista e colunista da Rede Pampa, Armanado Burd. No encerramento, os participantes receberão diplomas.

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d’água. Isto acaba levando ao desaparecimento no período de estiagem (seca).

A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.

A preservação dos rios é muito importante pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.

A distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem.

O V Fórum Água é Vida acontecerá dia 17 de Agosto, em Santa Maria, no Auditório Municipal de Santa Maria, com início previsto para as 14:30. Entrada Franca.

 

Para fazer a inscrição.